sexta-feira, 7 de setembro de 2007

MESA PÉ DE CHINELO - 17º PRÊMIO DESIGN MUSEU DA CASA BRASILEIRA


O Museu da Casa Brasileira no dia 06 de novembro de 2003, realizou a abertura da exposição e a divulgação dos nomes dos vencedores da 17ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.
Como representante do Estado de Goiás selecionada para a exposição está a peça Mesa Pé de Chinelo, de autoria de Simone Borges Camargo e Rodrigo Balestra. Mesmo não estando no conjunto dos vinte premiados, a peça é sucesso de aprovação e crítica na exposição e no cenário do design nacional. Chegar hoje ao Museu da Casa Brasileira é sem dúvida estar entre os melhores nomes do design brasileiro, coroando um trabalho de anos de pesquisa e amadurecimento do design goiano.A peça foi exibida por Amaury Jr. em seu programa no dia 14 de novembro, como representante do design criativo e inovador apresentado no 17º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.Maiores informações podem ser obtidas pelo site:http://www.mcb.sp.gov.br/premios/mcb_exp.htm

MEMORIAL DESCRITIVO

Nome da peça: Mesa Pé de Chinelo

Ano de Criação: 2003

Autores: Simone Borges Camargo de Oliveira
Rodrigo Balestra


Especificações técnicas

Finalidade e Características Funcionais: A Mesa Pé de Chinelo foi projetada como mesa de centro. Sua forma é realizada através da disposição dos pés de chinelos. Esta característica abre múltiplas possibilidades de montagem, podendo assumir diversas formas e tamanhos através da disposição dos pés de chinelos em variação de cores. Essa flexibilidade permite, também, a criação de várias peças sem que haja uma repetição ou padronização, conforme o desejo do usuário.
O transporte e a limpeza da peça é fácil, considerando que o material EVA, utilizado é leve e lavável, e o vidro da parte superior é encaixado e pode ser retirado.


Dimensões

A mesa apresenta uma forma orgânica e suas dimensões são realizadas pela disposição dos chinelos número 33. Possui 92cm de comprimento, 74cm de largura, 30cm de altura e 3,6cm de espessura.
A base possui 50cm de lado em formato triangular eqüilátero.


Materiais

A peça é confeccionada em vidro, aço carbono e EVA, material emborrachado.
A parte de EVA possui três camadas de 10mm cada. A primeira camada é formada pela disposição de 23 pés de chinelos, sendo 22 de EVA nas cores azul, amarela, vermelha e laranja e um pé de chinelo havaianas branco. As duas outras, em placas de EVA preto, são cortadas na forma da primeira camada da mesa, escalonadas com 10mm menor cada uma.
O tampo é de vidro de 6mm, cortado na forma descrita acima, com 10mm maior em seu contorno. Possui três furos por onde a tira do pé de chinelo Havaianas é colocada.


A estruturação é realizada por uma base triangular horizontal de aço carbono, onde é encaixada e colada a segunda e terceira camadas da mesa. Possui ainda três pés que saem de cada vértice do triângulo, revestidos por peças de EVA.
Toda as partes de EVA que compõem a peça são coladas.


Referência Conceitual

A peça foi concebida partindo da observação da ordem caótica traçada pelo caminhar contemporâneo das pessoas. Esses caminhos, frutos da Vontade e Necessidade de deslocamento, são realizados por passos em pés em movimento. Pés que podem ter o seu descanso e liberdade, descalços ou em pés de chinelo.

Fotos da Exposição no Museu da Casa Brasileira - SP




Móvies e Objetos Inovadores

Universidade Anhembi Morumbi - site
Artes e Espetáculos
Móveis e Objetos Inovadores
Publicada em: 27/11/2003



Vencedores da 17ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira no dia 06 de novembro de 2003, realizou a abertura da exposição e a divulgação dos nomes dos vencedores da 17ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

O concurso é um dos mais tradicionais na área de design de produtos do País. Entre veteranos do design nacional e jovens e talentosos profissionais, foram inscritos 333 trabalhos, dos quais cerca de 40% na categoria mobiliário, 25% em utensílios domésticos, 15% em iluminação e o restante nas categorias têxteis e revestimentos, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos de construção e ensaios críticos.

Os concorrentes de São Paulo representaram mais de 50% das inscrições e premiações seguidas por trabalhos provenientes do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, da Bahia e Goiás.

“O 17º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira distinguiu peças que, embora de extrema simplicidade construtiva e formal,“fazem diferença real para o conforto e o bem-estar do consumidor”. Assim a comissão julgadora e a nova diretora do museu, Adélia Borges, definem o conjunto de 20 premiados.”

O júri foi composto por Ademir Bueno (Tok & Stok), Auresnede Pires Stephan (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), Eduardo Barroso, Elda Müller (revista Casa Cláudia), Freddy van Camp (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Gerson de Oliveira Vieira, Haron Cohen (Faculdade Armando Álvares Penteado, de São Paulo), Maria Helena Estrada (revista Arc Design) e Vicente Wissenbach (livraria Pró-Livros).

As peças selecionadas ficarão em exposição no Museu da Casa Brasileira até o dia 30 de novembro, em São Paulo.

Como representante do Estado de Goiás selecionada para a exposição está a peça Mesa Pé de Chinelo, de autoria de Simone Borges Camargo e Rodrigo Balestra. Mesmo não estando no conjunto dos vinte premiados, a peça é sucesso de aprovação e crítica na exposição e no cenário do design nacional. Chegar hoje ao Museu da Casa Brasileira é sem dúvida estar entre os melhores nomes do design brasileiro, coroando um trabalho de anos de pesquisa e amadurecimento do design goiano.

A peça foi exibida por Amaury Jr. em seu programa no dia 14 de novembro, como representante do design criativo e inovador apresentado no 17º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Maiores informações podem ser obtidas pelo site:
http://www.mcb.sp.gov.br/premios/mcb_exp.htm

Lista de Participantes XVIII Prêmio MCB

Em sua 17ª edição, o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira atraiu o maior número de inscritos em sua história. Foram 333, de 11 Estados brasileiros, do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Mais importante do que a quantidade e o alcance da iniciativa foi a qualidade dos participantes. Grandes nomes do design brasileiro submeteram-se à avaliação do júri, a começar pelo veterano Michel Arnoult, que, aos 81 anos de idade, acumula uma imensa folha de serviços prestados ao design brasileiro.
Contra o senso comum que associa design a objetos elitistas, destinados a uma minoria adepta de um estilo modernoso, nesta edição o júri rivilegiou a simplicidade, a inovação e a inteligência do projeto, conjugados a serviço da idéia de melhorar a vida das pessoas – que é, ao fim e ao cabo, o propósito maior do design.
Realização:Governo do Estado de São PauloSecretaria de Estado da CulturaVenha e participe da votação!!!Eleja os três objetos que você mais gostou. Veja aqui a lista dos designers premiados e a lista por ordem alfabética de todos designers participantes da exposição relativa ao 17° Prêmio.

Lista por ordem alfabética dos designers e autores participantes da exposição

Ágata TinocoAlain BlatcheAlberto CipiniukÁlvaro Guillermo Andrea Naumann KappázAntonio Carlos Martins Guerra Baba VacaroBetina LaferBeto GenesiniBeto SalviCamila FixCarlos Alberto BaptistiniCarlos AlcantarinoCauduro Martino Célio Teodorico dos SantosClaudia DayéClaudia Moreira SallesCláudio Mattos FonsecaCreare Design Daniel LaferEdison BaroneEdison Luiz Anholon/ DecaEdson Danta DiasEulália AnselmoFábio de Souza e Leo VasconcellosFábio RighettoFernanda VitaleFernando Prado LopesFlávia RicóFlávio Verdini Gilberto PaimIlse LangIndio da Costa Design Inttegra DesignIsay WeinfeldIvana RosaJacqueline TerpinsJacqueline Terpins, Gilberto Franco e Carlos FortesJoão de Souza LeiteKarin Wittmann WilsmannKeenwork Design Kelley WhiteLaboratório Piracema de DesignLuciana Sono Azevedo e Giuliano A. PoliManuel BandeiraMárcia Bergmann Moraes Márcia Cirne LimaMichel Arnoult Mirian Costa GurgelNCS Design Rio Nó DesignNuts DesignPorfírio Valladares Questto Design Reginaldo Esterque de AssisRenata Costa MendesRoberta Warner Nogueira Rodrigo F. de Paiva e Simone B. de Oliveira Romilda Rosa Ueno Rosana Rita FolzRosenberg DesignSidney RufcaSilvia MecozziTátil DesignThiago RodriguesThomaz Ribeiro BondioliTina e Lui, DéboraValter Bahcivanji
Retorna

InícioAcervoExposição TemporáriaAgendaÁrea e localização HistóriaPrêmiosServiçosVisita VirtualSobre
© MCB 1999/2000

Nota - O Popular 21nov 2003