sexta-feira, 7 de setembro de 2007

MEMORIAL DESCRITIVO

Nome da peça: Mesa Pé de Chinelo

Ano de Criação: 2003

Autores: Simone Borges Camargo de Oliveira
Rodrigo Balestra


Especificações técnicas

Finalidade e Características Funcionais: A Mesa Pé de Chinelo foi projetada como mesa de centro. Sua forma é realizada através da disposição dos pés de chinelos. Esta característica abre múltiplas possibilidades de montagem, podendo assumir diversas formas e tamanhos através da disposição dos pés de chinelos em variação de cores. Essa flexibilidade permite, também, a criação de várias peças sem que haja uma repetição ou padronização, conforme o desejo do usuário.
O transporte e a limpeza da peça é fácil, considerando que o material EVA, utilizado é leve e lavável, e o vidro da parte superior é encaixado e pode ser retirado.


Dimensões

A mesa apresenta uma forma orgânica e suas dimensões são realizadas pela disposição dos chinelos número 33. Possui 92cm de comprimento, 74cm de largura, 30cm de altura e 3,6cm de espessura.
A base possui 50cm de lado em formato triangular eqüilátero.


Materiais

A peça é confeccionada em vidro, aço carbono e EVA, material emborrachado.
A parte de EVA possui três camadas de 10mm cada. A primeira camada é formada pela disposição de 23 pés de chinelos, sendo 22 de EVA nas cores azul, amarela, vermelha e laranja e um pé de chinelo havaianas branco. As duas outras, em placas de EVA preto, são cortadas na forma da primeira camada da mesa, escalonadas com 10mm menor cada uma.
O tampo é de vidro de 6mm, cortado na forma descrita acima, com 10mm maior em seu contorno. Possui três furos por onde a tira do pé de chinelo Havaianas é colocada.


A estruturação é realizada por uma base triangular horizontal de aço carbono, onde é encaixada e colada a segunda e terceira camadas da mesa. Possui ainda três pés que saem de cada vértice do triângulo, revestidos por peças de EVA.
Toda as partes de EVA que compõem a peça são coladas.


Referência Conceitual

A peça foi concebida partindo da observação da ordem caótica traçada pelo caminhar contemporâneo das pessoas. Esses caminhos, frutos da Vontade e Necessidade de deslocamento, são realizados por passos em pés em movimento. Pés que podem ter o seu descanso e liberdade, descalços ou em pés de chinelo.

Nenhum comentário: