sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Vencedores da 17ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira no dia 06 de novembro de 2003, realizou a abertura da exposição e a divulgação dos nomes dos vencedores da 17ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

O concurso é um dos mais tradicionais na área de design de produtos do País. Entre veteranos do design nacional e jovens e talentosos profissionais, foram inscritos 333 trabalhos, dos quais cerca de 40% na categoria mobiliário, 25% em utensílios domésticos, 15% em iluminação e o restante nas categorias têxteis e revestimentos, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos de construção e ensaios críticos.

Os concorrentes de São Paulo representaram mais de 50% das inscrições e premiações seguidas por trabalhos provenientes do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, da Bahia e Goiás.

“O 17º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira distinguiu peças que, embora de extrema simplicidade construtiva e formal,“fazem diferença real para o conforto e o bem-estar do consumidor”. Assim a comissão julgadora e a nova diretora do museu, Adélia Borges, definem o conjunto de 20 premiados.”

O júri foi composto por Ademir Bueno (Tok & Stok), Auresnede Pires Stephan (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), Eduardo Barroso, Elda Müller (revista Casa Cláudia), Freddy van Camp (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Gerson de Oliveira Vieira, Haron Cohen (Faculdade Armando Álvares Penteado, de São Paulo), Maria Helena Estrada (revista Arc Design) e Vicente Wissenbach (livraria Pró-Livros).

As peças selecionadas ficarão em exposição no Museu da Casa Brasileira até o dia 30 de novembro, em São Paulo.

Como representante do Estado de Goiás selecionada para a exposição está a peça Mesa Pé de Chinelo, de autoria de Simone Borges Camargo e Rodrigo Balestra. Mesmo não estando no conjunto dos vinte premiados, a peça é sucesso de aprovação e crítica na exposição e no cenário do design nacional. Chegar hoje ao Museu da Casa Brasileira é sem dúvida estar entre os melhores nomes do design brasileiro, coroando um trabalho de anos de pesquisa e amadurecimento do design goiano.

A peça foi exibida por Amaury Jr. em seu programa no dia 14 de novembro, como representante do design criativo e inovador apresentado no 17º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Maiores informações podem ser obtidas pelo site:
http://www.mcb.sp.gov.br/premios/mcb_exp.htm

Nenhum comentário: